Existem no momento vários cursos que ensinam professoras e bailarinas anatomia, biomecânica, cinesiologia... e outros assuntos que estudam profundamente o funcionamento do corpo. Mas pra que saber tudo isso???? Nós queremos é dançar!!!

A anatomia estuda cada estrutura e componente do nosso corpo. Tudinho que está pra dentro da pele. O que de fato como bailarinas precisamos saber?
Todos os ossos, músculos, tendões, ligamentos. Num estudo um pouco mais profundo... as fáscias, sentido das fibras musculares, tipos de fibras. Por que? Primeiro para saber com que estamos mexendo, e depois para conseguirmos entender como é que funciona o movimento!!!
Biomecânica é o estudo da mecânica do corpo.. ahn??? Produção de força muscular, qual a pontência da musculatura, qual é o tipo de contração, sistema de alavancas ósseas para produção do movimento. "O estudo da estrutura e da função dos sistemas biológicos utilizando métodos da mecânica." (HALL, 1993).
Cinesiologia cinesio= movimento; logia = estudo, é o estudo do movimento, como ele acontece quais componentes envolvidos no movimento, e o principal é a qualidade do movimento.
Esses estudos estão correlacionados, impossível fazer a análise de um movimento sem o conhecimento de biomecânica e anatomia.
Descrição das Linhas de pesquisa desenvolvidas no laboratório de Biomecânica da Escola de
Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.
Linha | Descrição |
Biomecânica do Esporte | Interpretação do movimento esportivo, diagnóstico técnico do rendimento e demais funções determinantes da eficiência de movimento. Dedica-se ainda ao estudo de parâmetros funcionais determinantes do rendimento com dependência tecnológica do sistema Pé-calçado-solo. |
Biomecânica da Locomoção | Análise de funções determinantes e características da estrutura descritiva da locomoção humana segundo indicadores da Biomecânica externa e Biomecânica interna através de complexa análise metodológica e com aplicações nas áreas da Reabilitação, Ergonomia e do Desenvolvimento relativo aos padrões de normalidade. |
Biomecânica do Controle Postural | A análise descritiva do movimento baseia-se nos indicadores cinemáticos obtidos a partir da cinemetria, caracterizada pelo procedimento técnico de análise. Apoia-se no estudo e desenvolvimento de modelos óptico-fotogramétricos e modelos matemáticos aplicados ao estudo do controle postural em tarefas de equilíbrio e regulação dinâmica do movimento. |
Forças Internas e Modelagem Biomecânica | Caracteriza-se pela quantificação dos fatores dinâmicos do movimento humano. A partir de variáveis da força reação do solo sincronizadas como a determinação de coordenadas de pontos anatômicos de referência, determina-se a partir de modelos matemáticos e por funções da dinâmica inversa a determinação de forças e momentos intersegmentares aplicados ao controle e à simulação do movimento. |
Instrumentação aplicada à Biomecânica | Desenvolvimento de sistemas e produtos adaptados às funções Biomecânicas segundo metodologia para análise do movimento considerando-se a adequação à realidade tecnológica em desenvolvimento e do Domínio metodológico para uma ciência interdisciplinar de natureza aplicada. |
AMADIO, A.C. & SERRÃO, J.C.Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v.18, p.45-54, ago. 2004. N.esp. . 51
Após este resumo conceitual, vamos entender a importância de uma bailarina conhecer estes conceitos básicos sobre o corpo e sobre o movimento. Essas informações podem proporcionar uma consciência corporal muito mais profunda, pois dá recursos concretos para esta ciência, sendo esta uma grande aliada na prevenção de lesões. Além de favorecer na qualidade da técnica e melhorar o rendimento e diminuir os esforços excessivos na execução do movimento.
Quando esses conceitos estão direcionados e são aplicados diretamente a prática esportiva ou ao estilo específico da dança, o dançarino ou atleta é muito beneficiado, principalmente os professores, pois a execução do movimento fica mais clara e objetiva.
Quando um aluno tem um problema na execução do movimento, podemos avaliar qual é a sua real dificuldade, pode ser um encurtamento, ou falta de força em alguma musculatura específica. E então não consegue a execução ótima do movimento.

Porém, é importante ressaltar a controvérsia que vivemos.... buscamos superar nossos limites, mas nunca podemos esquecer de respeitar os limites do nosso corpo!!!
Este é um assunto muito extenso com várias especificidades para serem abordadas com o passar do tempo!!
Se tiverem dúvidas sobre este assunto, não hesite em perguntar!!!
Aceito sugestões de temas tb!!!
Flora Pitta
Referencias: AMADIO, A.C. & SERRÃO, J.C.Biomecânica: trajetória e consolidação de uma disciplina acadêmica Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v.18, p.45-54, ago. 2004. N.esp. . 51
HALL, S.J.; Biomecânica Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993.
NORDIN, M.PT; FRANKEL, V.H..Biomecánica Básica Del Sistema Musculoesquelético. Ed. McGRAW HILL interamericana. Madrid, 2001.
imagem 1: Anatomia: Leonardo Da Vinci . http://www.fraternidaderosacruz.org/espiritualismo_ciencia1.htm
imagem 2: http://br.olhares.com/danca_do_ventre_foto1864085.html
imagem3: Flora Pitta por Murilo Ganesh
imagem 4: http://www.apodi.info/index.php?option=com_content&task=view&id=2184&Itemid=57
imagem 5: http://cristianearruda.wordpress.com/tag/movimento-do-corpo/
imagem 6: http://www.apodi.info/index.php?option=com_content&task=view&id=2184&Itemid=57
Gostei muito de sua abordagem sobre biomec, cinesio e anato!
ResponderExcluirMas o que acha em um próximo post escolher um movimento específico da dança (como uma pirueta), e detalhar esse movimento; os mm envolvidos, postura..... Mostrar aos leitores toda a biomecânica envolvida nesse movimento! Seria irado.... =]
Sônia Regina.